O Supremo Tribunal Federal retomou o julgamento que discute as regras para concessão da Justiça gratuita na esfera trabalhista. A análise poderá definir se a simples declaração de insuficiência financeira do trabalhador continuará sendo suficiente para obter o benefício ou se será necessária a apresentação de documentos que comprovem a incapacidade de arcar com os custos do processo.
Entre as possibilidades em debate estão a manutenção da autodeclaração, a exigência de comprovação documental em todos os casos ou a adoção de um modelo híbrido, com concessão automática para trabalhadores dentro de uma determinada faixa de renda. O tema está diretamente relacionado às mudanças promovidas pela Reforma Trabalhista e busca uniformizar entendimentos que hoje geram divergências na Justiça do Trabalho.
A decisão pode impactar tanto trabalhadores quanto empresas. Para os empregados, novas exigências podem dificultar o acesso ao Judiciário. Já para as empresas, a definição poderá influenciar o volume de ações trabalhistas e trazer mais previsibilidade jurídica. O entendimento final servirá de referência para toda a Justiça do Trabalho no país.
Fonte: Portal Contábeis
#JustiçaDoTrabalho #STF #ReformaTrabalhista #DireitoTrabalhista